French Press – café com charme e num passe de mágica!

Vou começar com um bom café, feito em uma french press. Uma cafeteira french press é uma cafeteira que dispensa filtro, eletricidade ou fogão. Uma cafeteira que tem estilo próprio e uma história de evolução interessante. Ela une praticidade com puro charme!

No Brasil o nome french press é comum, na Itália costumam chamar de “Feurn de Leur”, mas essa cafeteira atende também por outros nomes, como: coffee plunger, plunger coffee, cafetière à piston ou, simplesmente, prensa francesa. Provavelmente criada por um francês, patenteada por um italiano em 1929, o designer Attilio Calimani.

Estou, acho, que estou na minha 4ª french press, todas da marca Bodum. Adoro a cafeteira: é super prática para o preparo e para a lavagem. Basta esquentar água, colocar o pó dentro, despejar a água e, ‘pluft’, colocar a parte com o ‘filtro’. Espera uns minutinhos, pressiona o filtro para baixo (daí o nome prensa!) e, prontinho, o café está servido!

Há de vários tamanhos, materiais, cores e estilos. Sou fiel a Bodum. Temos uma grande, para 8 xícaras, pretinha básica, e uma outra para 2 xícaras, a do dia-a-dia, colorida para alegrar o café da manhã!

A Bodum é uma marcada de design de utensílios domésticos, originalmente da Dinamarca, fundada pelo Sr. Peter Bodum em 1944. Quer conhecer mais da Bodum, aqui o site em português (Portugal). 

Você encontra os produtos para comprar facilmente nos EUA e em várias cidades da Europa. No Brasil, alguns lugares tem, mas normalmente bem mais caro que fora. Então, se você está com uma viagem programada, separe aí uns 20, 30, 50 Doletas e vá as compras! Não vai viajar? Nada não, tenho cá minhas certezas que cedo ou tarde uma amiga sua vai, rá!

As vantagens

Para mim são várias vantagens, das quais destaco a praticidade para fazer. Tudo bem que não é automática, daquelas que aperta um botão, vai se arrumar e quando volta sente o cheiro de café no ar. Não, mas é bem rápido, aromático e extrai bastante o aroma e sabor do café. Trazer a cafeteira à mesa, prensar na hora que vai tomar, é sim um charme a parte. Na hora de lavar, tranquilo demais também e não precisa ficar comprando filtros de papel. O pó que fica no fundo, pode ir para o lixo orgânico ou para o ralo, pois ajuda a eliminar gordura da parede dos canos – mais um ponto positivo! E se quiser ler mais sobre o que falam da prensa francesa por aí, selecionei três links:

  • Na Veja Online: “Comentário: método em que o gosto original dos grãos é mais preservado. Isso se deve ao contato prolongado do café com a água e ainda à extração de seus óleos e essências no momento em que o pó é pressionado na base da cafeteira”.
  • Blog Café&Conversa: “…esqueça os coadores de pano ou papel. Para sempre. Os franceses nos presentearam com uma invenção fabulosa: a cafeteira French Press, ou prensa francesa, numa tradução livre.”
  • Site Momentos Cafeinados: “Preparar o café na French Press é uma das formas de preparo mais charmosa, pois além de ter todo um estilo a cafeteira sua a extração parece um ritual.”

E se nada disso lhe convenceu, aqui um vídeo mostrando como funciona:

Beijos de prensa francesa!

7 Comentários Add yours

  1. Chris diz:

    Haaaaaaaaaaaaaaaaare, Cath!
    Primeira? Eu? É isso mesmo?!!?!?!?! Yayyyyy
    Cath, adorei a idéia, o conceito, tudo – já estou com água na boca imaginando quandos os quitutes irão pintar por aqui, hehehehehehe
    Mil beijos,
    Chris

  2. Luciana cunhada diz:

    Essa cafeteira é a tua cara menina!

    1. tonhaetonho diz:

      Cunhada: a minha cara, e agora a cara da minha sogra-chiquérrima, que também tem uma!

Deixe um comentário