Esterilizador de Vidros Caseiro

on

Esterilizar potes de vidro na cozinha pode salvar muito cozinheiro doméstico. Com o reuso de vidros você pode congelar seu próprio molho caseiro, fazer geleias e compotas para guardar ou para presentear, e você pode ainda aproveitar para guardar alimentos. As utilidades são várias. Porém, quando se trata de limpar e esterilizar os vidros, ainda tem muita gente por aí com dúvidas de como fazê-lo. Aqui mostro a minha maneira favorita: o esterilizador de mamadeira da minha filha!

EsterilizNuk_002Aliás, esse foi um dos apetrechos  maternos de cozinha de cuja utilidade eu duvidava. Mas ganhei, então aceitei. Ainda grávida, no primeiro teste do esterilizador ficou claro que ele tão cedo não abandonaria minha cozinha, pois seria muito, muito útil para esterilizar vidros. Já se passaram mais de dois anos e ele segue nos ajudando.

Interessante é perceber que quando digitamos em busca online simplesmente “como esterilizar vidros”, várias opções caseiras são apresentadas, mas quando procuramos por um aparelho, os resultados costumam mostrar grandes máquinas industriais. Não encontrei nada que indicasse o uso de um esterilizador de mamadeira. Tenho cá minhas certezas de que tem muita mãe por aí com um aposentado em casa, ou ainda, alguém louco por compotas que já está cansado de ficar fervendo vidro. Essa solução é simples e prática.

EsterilizNuk_006Afinal, por que mesmo tenho que esterilizar?

Que é importante usar vidros bem limpos, ninguém duvida. Porém, na prática percebo que poucos sabem o porquê disso ser tão importante e, pior ainda, tem muita gente que não o faz. É importante esterilizar os vidros e utensílios quando preparamos tipos de compotas e conservas para eliminar bactérias e germes. Simples assim. Há bactérias e germes que estão no ar, nos vidros, nas tampas e colheres, e as vezes elas encontram nos vidros de compotas mal esterilizados ou mal fechados o espaço ideal para procriarem e aí, já era! A gente perde o que fez. Não tem dessa de aproveitar um pedaço. Comeu, passou mal.

Além disso, os alimentos deterioram naturalmente com o tempo. Fazemos compotas para que tenhamos algo por mais tempo, certo? Se não fizermos direito, vai acabar estragando mais rápido.

EsterilizNuk_003EsterilizNuk_008E você, que não faz compotas mas gosta de comprar alimentos produzidos diretamente de quem faz, fique ligado também. Para saber se uma compota ficou ruim, observe se a tampa do vidro está estufada. Dependendo do tipo de alimento e do preparo, após 4 a 7 dias do preparo, já é possível saber se ficou ruim ou não. Já aconteceu comigo com uma compota de beterraba. Dos quatro vidros que preparei, um vidro ficou com a tampa estufada depois de uns 10 dias. Resultado? Um vulcão de espuma rosa entrou em erupção quando abrimos o pote! As bactérias fermentaram ali dentro, estava tudo cheio de gás. Esse foi perdido (próxima foto, abaixo). Os outros, pelo menos, ficaram todos muito bem preservados. Tenho conservada com quase um ano, que ainda está boa!

Se quiser ler mais sobre isso, deixo esse e esse link como indicação, inclusive com ótimos passo-a-passo para métodos de esterilizar.

EsterilizNuk_009Qual a vantagem?

Para esterilizar um vidro ou um plástico (por favor, livre de BPA! Verifique, pois o fabricante deve indicar isso), é preciso limpar bem os potes e tampas antes. Lavo com água e sabão, muitas vezes já diretamente na lava-louça. Depois inicia-se o processo de esterilização. Os métodos mais difundidos são o de fervura na panela, no forno ou com esterilizadores de microondas ou automáticos.

Para o método na panela, é importante que todos os vidros e tampas estejam cobertos de água. Depois que atingir fervura, tem que deixar de 3 a 5 minutos. Ou 10, ou mais, dependendo de onde você morar, se mais alto ou mais perto do nível do mar. Depois é importante retirar da água, colocar sobre um pano limpo e secar. No forno, tem que mudar a temperatura e esperar pelo menos 20 minutos e as tampas tendem a queimar.

EsterilizNuk_007A vantagem de usar o esterilizador de mamadeiras? A praticidade! Tem espaço para 5 a 6 vidros, dependendo do modelo, além das tampas. Não preciso me preocupar com cronômetro, tempo, forno ligado, água transbordando de panela. Basta seguir a recomendação do fabricante e pronto!

Modelos, especificidades e valores

O nosso é modelo da NUK, cabem mamadeiras da própria marca ou de outros fabricantes e, claro, vidros diversos. Esteriliza em 8 minutos com vapor e desliga automaticamente. Simples, fácil e seguro. Esse modelo é um dos mais caros. Confira o modelo com os preços.Confira o modelo com os preços.

Modelos de esterilizador para microondas são no geral mais em conta, custando mesmo menos de R$ 40,00! Para quem está atrás de algo ainda mais compacto e prático, a marca Munchkin tem saquinhos plásticos para microondas, agora para venda no Brasil! Já usei com a as mamadeiras e chupetas da Isabel, quando ela era mais novinha. Funcionam que é uma maravilha! Se valem a pena para vidros e mais vidros, aí tenho minhas dúvidas.

Independente do modelo, da marca, do tipo: esterilize! E para os fãs de compotas em casa, que não tem um bebê, quem sabe não é a hora de ter um? Não, não precisa ter um bebê, basta ter um esterilizador para salvar sua rotina na cozinha.

Beijos esterilizados!

Quer as receitas?! Dá uma olhada no post que fiz dando dicas com receitas para fazer em potes, só clicar!

4 Comentários Add yours

  1. Gleise diz:

    Tenho um esterilizador de mamadeiras em casa e adorei a dica! Obrigada!

    1. cathvale diz:

      Sempre feliz em saber que um post foi útil (= Obrigada por compartilhar, Gleise!

  2. Moira O'Hara diz:

    Já tinha tido essa ideia quando andei a procurar de esterilizador para o meu bebé que vai nascer em Setembro e pensei que não seria desperdício pois poderia esterilizar vidros etc mas depois não achei em lado nenhum info de que dava para colocar frascos etc além dos biberões e fiquei muito contente de ver o seu post

    1. cathvale diz:

      Que bom saber que ajudou, Moira! Eu mantive meu esterilizador até o ano passado, quando doei para uma nova mãe 😉 Aproveite!

Deixe um comentário